domingo, 3 de fevereiro de 2008

Porque nem só de tela vive o artista

Reservo-vos hoje uma visita ao mundo das artes decorativas. Técnicas várias dão vida a simples objectos sem cor, reavivam velhos móveis, e embelezam o nosso lar. Ou não, dependendo da perspectiva. Nem toda a gente aprecia. Confesso que eu também não sou fã de figurinhas pintadas à mão ou peças de vidro sem utilidade. Contudo, convivo muito bem com a elaboração de peças que têm um fim, ou uma utilidade, e em que o que eu faço é apenas decorá-las.
O exemplo de hoje é temático: Um prato de Natal.
A técnica do guardanapo é uma técnica simples, pouco dispendiosa e que resulta muito bem em madeira, vidro e tecido. Basta ter paciência e alguma habilidade para recortar os motivos do guardanapo sem dar cabo dele!!
Como estou um bocado apertada de tempo não posso dissertar muito mais, mas noutro dia, poderei explicar como se faz.
Parqu'il y a plus que la toile dans l'univers de l'artiste, au menu aujourd'hui, un petit tour au monde des arts décoratifs. Diverses techniques donnent vie à des objects sans couleur, rammènent à la vie de vieux meubles et décorent nos maisons. Même si tout le monde n'apprécie pas. J'avoue moi même ne pas apprécier des figurines peintes ou des objects en verre sans utilité. Par contre, j'aime beaucoup faire des pièces utiles.

Exemple du jour: Plat de Nöel

La technique de découpage est simple, bon marché et fonctionne bien sur bois, verre et tissus. Il suffit juste d'avoir un peu de patience et être habile pour découper la serviette sans la détruire.

Vu que je suis un peu limitée en temps, je reviendrai un autre jour pour mieux expliquer le collage du découpage.

12 comentários:

kanjas disse...

Já ouvi falar nessa técnica N vezes mas não faço ideia de como se faz. Depois diz como é =)

Teté disse...

Uma das minhas sobrinhas ofereceu-me, no Natal de há dois anos, um cinzeiro de vidro decorado com umas bolas de várias cores que "decalcou" de um guardanapo de papel... Muito giro! (embora duvide que o cinzeiro se possa usar como tal)

Deve ser fácil, para quem tem jeito de mãos. Que é o caso dela (na altura tinha 11 anos), mas não sai à tia... :)

Safira disse...

Fauto: para ti, tudo!! Depois de me iniciares na arte de 'embeber' videos no blogue, acho mais que normal partilhar a técnica do guardanapo contigo. Se bem que tenha alguma dificuldade em perceber para que é que vais usar este conhecimento, mas enfim...

Teté: Suponho que o decalque seja feito 'do avesso'. Ou seja, da parte de trás do cinzeiro, dando a ilusão, porque é de vidro, que o 'boneco' está posto sobre o vidro, e não por detrás. Se assim for, podes usar o cinzeiro à vontade, só não o podes lavar. Mas com um algodão e um qualquer detergente, passas pela frente e tiras a sujidade e o cheiro das beatas.
Ah, e como já tenho dito, não acredito nessas coisas de não ter jeito de mãos!! Desculpas!:)

kanjas disse...

É só mesmo curiosidade. Acho que não vou usar em nada...

Ana disse...

Ah, essa arte eu conheço, ihihihihih, o poeta poente já me mostrou como funcemina e como é feito. Ele proprio forrou as bordas de um espelho com essa tecnica, ficou espectacular. Mas nunca experimentei.

Safira disse...

fausto: não negues a partida uma ciência que não conheces. Podes sempre adoptar a técnica do guardanapo no teu Sushi!!! :)

V: Olha, vi lá no teu sítio o desafio e dizes que não sabes fazer lavores? Mas lavores quê? tipo bilros e essas coisas difíceis?
O poeta também faz coisas destas? Que fixe!!!! tenho de ir lá ao sítio dele meter-me com ele, a ver se ele mostra o espelhito!

Anónimo disse...

Lavores tipo crochet, malha, cozer buracos em meias, essas coisas a que eu chamo lavores LOOOOOOOOOL!!
O poeta é um artista! é poeta, cozinheiro exímio, e ainda faz trabalhos manuais!! Não sei o que terá feito ao espelho. E tenho bijutaria feita por ele! ;-)

Anónimo disse...

Pois, foi o que eu pensei... A parte do coser também não sou grande espingarda, mas o resto sei fazer. A minha mãezita ensinou-me tudico. Aliás, eu é que sempre quis fazer as mesmas coisas que ela... faço crochet (há mto que não faço nada mas sei), malha só pontos simples, o que mais faço são cachecóis, camisolas e isso não me atrevo que aquilo é um bocado complicado. Então e ponto cruz? Ponto cruz é o máximo!!! Adoro fazer!!!! Tenho sempre um bordado em curso.

Epá, pois, parece mesmo ser artista! Eu gosto imenso do que ele escreve, parece uma alma sensível...
Beijos, tou a trabalhar e daqui a bocado sou caçada!!!
;)

Eumesma disse...

E pronto, outro tipo de trabalho, mas que tb está mto engraçado, parabêns, a sério, quem tem jeito para trabalhos manuais tem jeito para quase tudo, é um facto...

Pois eu sou uma desgraçeira, que nem buracos nas meias sei cozer, não tenho mesmo nada de fada do lar lol.

Bjs

Safira disse...

Hello Eumesma ;)!!! Olha lá, e tu já experimentaste a fazer estas coisas? Não né? Então como é que dizes que não tens jeito??? Ai ai ai!

LopesCaBlog disse...

Gostava de fazer mas não tenho grande jeito para trabalhos manuais :)

Safira disse...

oi! Digo-te o mesmo que disse mais acima: é uma questão de tentar. Toda a gente consegue fazer estas coisinhas...desde que goste e tenha vontade. A sério, não estou a mandar para o ar!