domingo, 10 de fevereiro de 2008

Um génio surreal...Un génie surréel...

'Todas as manhãs, quando acordo, experimento um prazer supremo: o de ser Salvador Dalí'
'Tous les matins, en me réveillant, j'éprouve un plaisir suprème: celui d'être Salvador Dalí'
Ainsi parla Dalí, le plus egocentrique et exentrique des Maitres. D'après les publications Taschen, ce fut le seul surréaliste qui le resta du début à la fin de sa longue carrière.
Catalan de naissance, il vit le jour le 11 mai 1904, à Figueras (près de Gérone) et y mourru le 23 janvier 1989.
Sa vie fut marqué par l'exccès, le scandale et les déclarations inflammatoires. L'amour de sa vie fut Gala (Helena Devulina Diakanoff), à l'époque mariée à Paul Eluard, le poète surréaliste du cercle de Dalí. Avant qu'il ne lui prit sa femme, bien entendu.
Assim falou Dalí, o mais egocêntrico e excêntrico dos Mestres. Segundo a publicação da Taschen, foi o único surrealista que o foi do princípio ao fim da sua longa e profícua carreira.
Catalão de nascença, viu pela primeira vez o dia em Figueras, pequena localidade da provínica de Gerona, em 11 de Maio de 1904, e aí morreu em 23 de Janeiro de 1989.
Uma vida de excessos, sempre 'desculpados' pela sua genialidade ,e declarações inflamatórias e polémicas que fizeram de Dalí um personagem único, que se ama ou se odeia.
Pessoalmente, adoro. Acho que o seu génio não tinha limite. Com Dalí, o 'nonsense' faz sentido. E, ainda que o não faça totalmente, a sua bizarra harmonia torna as suas telas um verdadeiro deleite. Elementos visuais muito fortes, cor, forma, tudo levado a um muito bem conseguido exagero. Temas controversos, por vezes alguma crueza, e simbologia de carácter erótico/sexual, deixam entrever a forte e sexual personalidade do seu autor. Dalí era Grande. Dalí era mesmo imenso. Viveu em grande e protagonizou, com a sua bem amada e musa inspiradora, Gala (Helena Devulina Diakanoff), uma história de amor também ela marcada pelos escândalo: Gala era, na altura em que conheceu Dalí, casada com o poeta surrealista francês Paul Eluard, que rapidamente se viu posto de lado pela jovem de origem russa. Ora, isto não terá caído muito bem, especialmente ao pobre do Eluard... temos pena, Paul, honestamente...
Anyway, agora que já falei do Salvador e da Gala, vou falar da minha imitaçãozucha. Esta mini tela (mais ou menos 20 por 30), foi uma das 19 'cópias' de telas famosas que fiz para o casamento da minha irmã. Como a moça não tem paciência para se preocupar com detalhes, pediu-me que lhe arranjasse um tema para o casamento. Ora, dando-me carta branca, já se vê que, se não for bicharada ou o Sporting, só pode ser pintura! E assim nasceu a ideia de dar nome de mestres artistas às mesas do convidados, e já que vamos apostar em grande, enfeitá-las com mini telas. Ainda considerei a hipótese (lógica) de fazer cópias a cores de downloads da net, mas o apelo do desafio falou mais alto. Em três semanas, pintei dezanove telas em acrílico (que seca quase de imediato). Era até de madrugada, não dormia, só pensava nas telas. Trabalhava em duas ou três ao mesmo tempo. Foi a loucura total. Mas foi muito divertido. E algumas, como penso que esta, resultaram muito bem. Outras nem tanto (a Giocconda, por exemplo ;)). No final do casamento tivemos de recolher tudo à pressa, que muita gente achou que 'era para levar'. Stress!!!! Mas não me livrei de dar tres ou quatro, a malta de França e a um primo que está em Inglaterra, mas, podem pensar que é parvoíce, tenho saudades delas. Acontece-me muito com os meus trabalhos, sinto enorme dificuldade em 'deixá-los ir'. Ainda não bem que não tenho de vender quadros para comer (seria para já difícil encontrar compradores, mas isso é outra história). Desconfio que havia de andar chupadinha...
Alguns detalhes sobre esta o original desta tela. Dalí baptizou-a de 'Persistência da Memória', e data de 1931. A inspiração terá nascido de um sonho com camembert a escorrer! :) parece que é uma metafísica do tempo que se come e que come. Ok...não fui eu que disse, foi a Taschen!
Quelques détails sur cette toile de Dalí: elle fut appelé 'Persistence de la Mémoire' et date de 1931. Dalí eut un rêve de camembert coulant et ce fut sa base d'inspiration pour cette oeuvre. Il s'agit de la metaphisique du temps qui se mange et qui mange, mais j'avoue que je ne comprends cette idée qu'à moitié...

14 comentários:

Anónimo disse...

aíiiiiiiiiiii, que eu adooooooooroooooooo essa pintura do Daliiiiiiii!!!

Ena, xim xenhora, uma ideia e pêras, essa das mesas do casamento!! Espectáculo!! =) E a trabalheira que tiveste!! isso é que é amor à camisola!!

Fez-me lembrar uma preparação identica (mas muito menos trabalhosa!) para o casamento de uma amiga minha. Ela e o marido, bioquímicos como eu (eheheh) lembraram-se que as mesas podiam ter nomes de cientistas conhecidos. E em cada uma, uma pequena biografia! Então, lá passámos um dia a fazer biografias de cientistas, heheheheh! Fiquei na mesa Rosalind Franklin: foi uma exigência!! LOOL! Ela teve um papel fundamental e muito pouco reconhecido na descoberta da estrutura do DNA, atribuida apenas (injustamente!!!!) a watson (sim, o mesmo que anda a fazer afirmações xenófobas) e crick e a mais um sacana invejoso que roubou resultados dela sem a autorização dela e os foi mostrar à dupla maravilha. Provavelmente, sem esses resultados cruciais da rosalind, eles teriam levado muito mais tempo a somar 1+1 e ela teria publicado primeiro. Só não recebeu o Nobel porque entretanto faleceu de cancro (ela trabalhava com raios X), e o nobel não é entregue postumamente.

Por outro lado, ontem estava a ver um filme que me fez pensar em ti, sim, em ti, safira!!! LOOL. Não, não metia gatos! =) as personagens estavam a passear por um museu de arte e passaram num corredor cheio de trabalhos (ou imitações, provavelmente) de van gogh. E, eu, euzinha que de arte pouco sabe, disse logo para com os seus botões: eh páh, podia jurar que aquilo é van gogh, aquelas pinceladas gritam orelha cortada por todo o lado!! e depois vejo um quadro que sei que é dele e que adoro (Starry Night)!!!
Tudo porque estava com a tua paleta em mente e reconheci logo aquilo!!! incrivel!!! só tu para me pores a reconhecer van gogh!!! ;-)

E agora mais do que nunca ando a morrer de curiosidade quanto á tua Giogona, pahhhhhhh!

Anónimo disse...

É mais amor à mana ( e também agarrar a oportunidade de planear um casamento como eu gostaria que fosse o meu. Como não sei se o dia virá, dei a minha ideia à mana. Que é uma querida e merece!) (Também fui eu que escolhi o fato do noivo (aliás, não sei o que é que eu não fiz, mas adiante) e o meu cunhadinho ARRASOU. Tava lindo!!!!!!!!

Que bom teres pensado em mim fora do contexto blogue! Também me acontece muitas vezes, passo por uma coisa qualquer e penso nos meus amiguitos virtuais! Tou muito orgulhosa da minha paleta te reavivar conhecimentos.
Bom, mas esse quadro é de facto muito maravilhoso (olha-me este português! lindo!!!. Eu gosto muito do Van Gogh, e tive a sorte de estar no quarto onde ele morreu. A sério, mesmo naquele quarto do quadro famoso. claro que agora não tem lá nada, mas fiz uma visita guiada, e depois levaram-nos para uma sala de projeccção em que passavam excertos de cartas que ele escreveu, e uma música de fundo linda. E à saída, tem um museu, fartei.me de comprar coisas, foi a melhor visita da minha vida. Eu tenho uma panca em visitar os sítios dos mestres. Adoro estar nos sítios em que eles pintaram e viveram. Não me perguntes porquê... Vou fazer um post sobre as minhas visitas, um dia destes...Muito fixe!

Sabes que eu acho que me dava muito melhor numa área de ciências físicas que economicas? Adoro a investigação, adoro tudo o que tenha a ver com biologia, químicas... Acho que daria uma boa discipula, mas pronto, a malta +e burra e não pensa bem no liceu... enfim...

Giogona??? ha ha ha aha ha ahaa Agora tb eu estou curiosa, mulher??? Qué qué isso, pá???? ;)

Olha, deixei-te um prémio lá no gatil, já há 3 quinze dias, nã viste??? Tb te deixei mensagem na outra grafonola que, by the way, n actualizas há eras... liga-te mulher!!!! :)

Gata Verde disse...

Adorava ter uma peça deste "senhor"...

Beijos

Teté disse...

Essa ideia do casamento temático é muito gira. E ao mesmo tempo também contribuíu para meteres mãos à obra, que de outra maneira não teria saído para a luz do dia...

Do pouco que conheço de pintura, Dali parece-me realmente um Mestre, gosto muito também. Especialmente quando me explicaram que, em alguns quadros, se podem vislumbrar duas imagens completamente diferentes! Quer dizer, ele consegue ultrapassar o para além da primeira vista... o que, no meu modesto entender, alcançou uma outra dimensão na pintura mundial!

Jinhos e boa semana para ti!

kanjas disse...

Ora portanto, para além do gato gil vou ter de trazer a tela do Dali. Ok... acho que consigo. Só tenho de arranjar um saco maior.

Só uma pergunta. Porque é que não puseste uma moldura de madeira à volta?

Eumesma disse...

Olha nem sei que te diga...:-)

Sempre admirei as pessoas que tem assim jeiteira e paciencia para estas coisas, e pintar em acrilico deve ter que se lhe diga...:-)
E essa ideia para um casamento foi fenomenal, devia ter ficado tudo mto original, o pior foi o pessol achar que podia levar ehehe
Qto a dali, gosto muito das obras dele, já estive em Figueres no Museu e aquilo é a louuuuuuuuuuuucura, para quem gostas, um deslumbre mesmo, vale a pena...:-)
Está uma imitação extraordinária, parabêns! :-)

Bjs

Safira disse...

Gata: Quando te sair o Euromilhões podes ter um original. ou, se quiseres escolher um de que gostes, posso tentar reproduzir e ofereço-te! Boa? Pensa nisso.

Teté: tem piada que quando fiz o post fui buscar o livrito (que eu gosto sempre de falar um bocado do pintor e da obra, mas tenho de ir remexer nas fontes) e agora já estou agarrada a ele outra vez. De facto Dalí é qualquer coisa de extraordinário. E, no livro, algumas telas são descritas mais em pormenor e é como dizes: há muito mais ali no meio, e está tudo cheio de simbologias que não lembram a ninguém. Pelo menos a mim não me ocorreria, também preciso de ser orientada para apreender o sentido total.

Fausto: Qualquer dia tens de comprar uma casa maior para lá meteres tudo o que queres levar!!! :)
Não deu para emoldurar em madeira porque estava muito apertada de timing, e também porque as telas eram muito pequenas. Por acaso até acho que me enganei no texto, é mais ou menos 15x20, e não 30x20. Tive de improvisar, na véspera do casório! Fui à retrosaria e pedi aquele entrançado se põe à volta das almofadas, e lá estivemos a colar tudo com cola UHU. Mas pronto, de facto, a 'moldura' é um bocado foleira.

Eumesma: o acrílico é mais chato de trabalhar porque seca mais depressa do que o óleo, e obriga a uma maior rapidez na execução. Também não é tão fácil obter tonalidades, ou 'emendar' por essa mesma razão. Mas é mais rápido. Não desgosto do acrílico, por acaso. Mas é menos bonito o resultado. Se bem que com um bom verniz a coisa passe. Eu gosto de acrílicos. A minha professora é que não é muito adepta. Por isso só faço acrílicos em casa.
Obrigada pelas tuas palavras.
Epá, também quero ir a Figueras!!!
Bjs

kanjas disse...

Ainda não comprei casa :p
quando comprar já sei o que tenho de mter la dentro ehehe
15x20 é, de facto, muito pequena. mesmo assim conseguiste uns pormenores porreiros ;)

Andre Sufer disse...

és muito dada a linguas...

Safira disse...

Fausto: quando comprares casa fazes uma tira gigante do Sushi e eu pinto-ta! Que tal?

Libertino: olá, e bem vindo! o teu nick dá azo a muitas interpretações da tua frase...;)

kanjas disse...

Então vais ter de ir lá a casa porque o sushi vai andar pelas paredes ;P

Safira disse...

Epá, um mural. Muito à frente!!!!

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anónimo disse...

How I can download documents from WikiLeaks?
By the way, anybody home?!