domingo, 27 de janeiro de 2008

O meu primeiro óleo

Não é de todo o género que gosto de pintar, mas tive de começar por um básico. Com este quadro aprendi a pintar folhas e pétalas, e a noção de sombra e profundidade. Ah, e os pontos de luz também. Este quadro data de 2000, acho eu. Não posso jurar.
É favor ignorar a aberração da minha primeira assinatura, demasiado grande, demasiado óbvia, demasiado branca, enfim, demasiado tudo... Ainda estou em curso de aprendizagem sobre isto, e causa-me grande stress ter de assinar as telas. Há uma arte à parte para assinar uma tela. Eu, que sou por norma discreta, tenho sempre grande dificuldade em acertar no sítio, e na cor.

10 comentários:

kanjas disse...

Custa muito começar?
Já pensei em inscrever-me em vários cursos de pintura/desenho para aprender mais (tudo o que sei foi aprendido através da minha veia auto-didata) mas com o receio de nao gostar ou de deixar de ir, nunca o fiz.

Safira disse...

Fausto, tu que ainda por cima gostas de BD e desenhas umas tiras, nem devias pensar duas vezes. Não custa nada começar, acho que o mais difícil mesmo é encontrar um estilo próprio. Mas nos tempos que correm, em que um candeeiro feito de tampões é considerado arte, dá-nos uma segurança confortável.
Vá lá, inscreve-te lá. Mas também tem cuidado. Eu estive para me inscrever nuns cursos algures na baixa, mas depois fui ver o site dos trabalhos dos alunos e tive de tomar um xanax. O que era aquilo??!!!! Um horror!!!
Quando ganhares coragem, diz.
E desenhas mais alguma coisa para além do Sushi? Bota umas fotos para a malta ver!
Beijinhos e obrigada pela visita!!

Ana disse...

Fausto, a safira disse tudo!!!!! ;-)

Safira, eu gosto de tulipas. =) e gosto imenso das tuas. =)

Ana disse...

Ah, e percebo bem o que dizes disso de qq candeeiro de tampões ser arte. Sempre achei que ou era eu que não entendia a arte ou era a arte que não me entendia a mim...

No ano passado fui a uma exposição. E ia morrendo de riso perante um quadro todo ele azul com um circulo amarelo, a custar uns módicos 5000 euros ou mais!!!

E, nos dias que correm, qq macaco pinta, literalmente!! Já vi um documentario sobre um chimpanzé (mesmo, o nosso primo primata) que pinta quadros e que são vendidos a mil euros cada um!!!!!

Faz-me pensar, poxa, eu que nem sei desenhar, até que podia pintar quadros azuis com rabiscos amarelos...LOOOOOOL

Acho mesmo que a arte não me compreende, pah...

Safira disse...

Epá, mas porque é que os comentários não me aparecem logo, caraças!!! Isto não actualiza... que cena!!!

Olha, Vanadis, se fores ver os mestres contemporaneos dá-te uma coisinha má. Eu acho tudo mais ou menos horrível. E irrita-me mesmo essa história dos trÊs riscos e já está! E mais me irritam os pseudo intelectuais que se poêm a divagar sobre a profundidade da coisa. POrra, são riscos!!! Qual é o mistério???? Naaaaa, os mestres já se foram todos.
Opá!!!! Não me dês corda, que fico aqui o resto da noite a falar sobre impressionismo!
(para o Tico e o Teco: Impressionismo: técnica de pintura celebrizada por pinceladas difusas e temas campestres, com grande ênfase na luz e cor, linhas pouco delineadas. Grandes mestres impressionistas: Monet (o meu preferido), Van Gogh, Rembrandt, Sisley...etc etc etc
Beijos

Ana disse...

LOOOL, bem bem, o tico sabia o que é o impressionismo. E o teco sabe o que é o cubismo. ;-)

Gosto de admirar van gogh, gosto daquele do grito o munchen ou lá o que é. Adoro o picasso. ;-) Gosto de pinturas geométricas.
ADooooooooooro Gaudi. Joan Miró. E aquele totalmente passado da tola, o Dali.
E devo gostar de mais uns quantos cujo nome não conheço.

Ah, gosto de Karine e de Safira. ;-) =D

Ana disse...

Ah, e gosto do sushi. LOOOOOOOOL

Safira disse...

Vanadis: Sim senhora, afinal o Tico e o Teco não andam completamente a dormir!! :)
Estou a ver uma inclinação para o traço mais geométrico...hum, divergimos um pouco. Eu já acho a fase dos cubismos e afins menos interessante, porque não me é tão fácil distinguir porque é que é uma tela interessante. Não é que não goste do minimalismo do Miró, mas acho que tem menos mérito do que os mestres LEonardo e Miguel Ângelo, apesar de não gostar particularmente das representações bíblicas. Mas os tipos desenhavam como ninguém. E pintar rostos e mãos como eles pintaram...epá, muito difícil. Aquilo era mesmo muito bom.
Dalí, adoro! Também tenho um para mostrar...:)

LOLLL Karine/Safira é um grande achado para nome artístico. Vou ter de te contratar para agente. Assim podes morrer de fome comigo! ha ha ahaha

PS: eu também gosto do Sushi.

kanjas disse...

porque é que a vossa conversa me soa a chines? E nao foi a Sun que aqui andou...
eu nao sei o nome de nenhum estilo/epoca/whatever. gosto daquilo que vejo e percebo minimamente...
nao consigo achar grande piada a gioconda mas estou curioso p ver a da karine aka safira :)

quando nao tiver isel pela frente eu penso em meter-me num curso "desses". agora é acabar isto e plo meio dar umas surfadas ;)

Ana disse...

ah sim, quero ver a gioconda da safira.

e concordo, o leonardinho pintava rostos espectaculares.

não sei expelicar, mas gosto do cubismo, atrai-me aquela geometria toda =D

tb não gosto de representações biblicas.

a minha área não é a arte, nunca foi ;-), sou das ciencias e mal sei desenhar. Acredita que desenho pior que o tue porco morto à tres dias!!! LOOOL. Mas a minha professora de ed visual (no 6o ano) dizia que eu sabia pintar...ao menos isso lol. Mas desenhar, não.
Aiiii, morrer de fome não!!! LOOOL e eu não sou boa agente, mal arranjo para mim qto mais para outros loool