sábado, 12 de julho de 2008

Pastoral

Não sei absolutamente nada sobre o autor original desta tela. Só que vi uma aluna a fazê-lo em vitral e gostei das cores. É sempre assim, tem de ser 'amor à primeira vista' para eu me aplicar a 100%. Não me peçam para fazer uma tela que não me diga nada, que sai asneira na certa...
Está pendurado no meu quarto, mesmo na parede em frente da cama, e foi para ali para por um pouco de cor no branco sobre branco. Detesto paredes brancas. Limitam-me o espírito. É o vazio...o nada...o mais puro éter, imaterial e deslambido. Odeio paredes brancas.
Com esta tela - que por ser absolutamente masoquista fiz a óleos e que me levou quase seis meses a acabar (pois parece básico mas não é. As nuances de cor e transparências iam levando aqui a jovem à loucura) - perco-me em reflexões de azul e rosa noite fora, ou quando acordo de manhã. São 60cm por 80cm de cambiantes de cor, e é um dos meus quadros preferidos. Gosto da suavidade do tema pastoral, aliado à intensidade dos turquesas e violetas. Gosto do bucolismo rasgado pela dominante geométrica. Gosto do pormenor das sombras nas ovelhas, gosto do pormenor de haver ali uma ovelha preta (será da sombra, ou é do mau feitio mesmo?). Achei curioso o pormenor que talvez não dê para ver na foto, das unhas dos dedinhos dos pés pintadas...uma pastora, mas uma pastora bem posta!
Hesitei na hora de escolher a moldura, pois nunca fui muito fã de dourados. Mas aconselharam-me a dar-lhe uma moldura nobre e fiquei-me pelo compromisso: dourado, sim, mas com laivos de verde a chamar os fundos da tela. É uma canseira pensar em todos estes pormenores. O Emanuel (o meu emoldurador oficial) já se ri quando me vê entrar. É que eu chego lá e digo sempre o mesmo, com um ar de desespero extremo: o que é que eu ponho nisto? E passamos largos minutos a experimentar combinações. Felizmente que ele é um querido, porque eu sou uma melga de indecisão nestas coisas...
A foto está um pouco miserável porque tive de a reduzir para conseguir que o estupido PC se dignasse fazer o upload da foto. Nunca mais tenho uma ligação de jeito, bolas!

6 comentários:

kanjas disse...

essa tela deve ter dado mesmo muito trabalho... oleo e tanta cor :x
muitos parabens
quanto a tela... eu gosto de ver os quadros sem ela, mas nao me perguntes porquê :x

Liz / Falando de tudo! disse...

Realmente foi um trabalho bonito e minucioso...
Vi seu blog no parisiense e resolv te visitar, eu volto, viu?
Liz

Rafeiro Perfumado disse...

Não páras de me surpreender, jove...

Heduardo Kiesse disse...

Linda!

Ana disse...

Tu gostas e os nossos olhos enchem as medidas... =) lindissimo, safira.

Laura disse...

Ó nina, a tété já tinha falado em ti, a pascoalita até me mandou mensagem por telelé que entrou aqui e adorou, eu pintei um quadro, o segundo na minha vida...só vi gente pintar em Luanda, há mais de 35 anos... mas nunca aprendi, claro que terei de ter lições, mas por enquanto ainda não dá..tintas deram-me muitas e já tenho outro pensado e é como dizes, não faço um quadro que não goste...nananináná...
Adorei ver as tuas obras de arte, as cores maravilhosas, enfim, belo, belissimo... Muito exito muita sorte e muitas vendas... Beijinho d alaura.