No prólogo não referi uma coisa que me parece (muito) importante: raramento pintei originais. Por duas razões principais. A primeira é que a fase da composição de uma tela é a fase mais importante, provavelmente, a que determina o sucesso da mesma. E a que leva mais tempo. Ora, eu sou uma pessoa com um alto grau de impaciência e com pouca tolerância ao detalhe. É de longe mais fácil olhar para o que já foi feito por outro, com mais jeito e mais paciência, e transpor para a minha tela. Ainda que muitas vezes dê um toque pessoal, alterando a cor ou cortando elementos.
A outra razão prende-se com o facto de eu, obviamente, não ter nascido com a 'arte', e ser uma mera mortal que se ajeita com um pincel e umas tintas. Tenho imaginação, mas não tenho a segurança necessária, nem tão pouco sinto (ainda) a necessidade de expressar essa imaginação de forma original. Se tivesse a certeza de que faria uma grande obra, certamente a colocaria em tela. Enquanto forem só projectos medianos, prefiro aperfeiçoar a mão a copiar os mestres, antigos e alguns mais contemporâneos, como é o caso do autor deste quadro: Jim Warren. Para quem gostar de cores vibrantes e representações surreais, visitem a galeria do senhor aqui. Os temas são um pouco recorrentes, mas eu gosto de alguns dos quadros, e já fiz dois óleos dele. O outro fica para outra vez, porque tem uma história associada. Este, ofereci à minha irmã, algures em 2001 ou 2002. I think...
Arrependo-me de não ter posto um passe-partout, pois daria outra profundidade à tela. Learning through mistakes...faz parte.
Para finalizar: para quem possa pensar que ao assinar os quadros que não são meus estou a cometer uma fraude, isso não é verdade. Sê-lo-ia se eu reproduzisse um quadro e falsificasse a assinatura do seu autor original. Claro que seria preciso a cópia ser exacta para a questão se colocar, o que não é manifestamente o caso. Vê-se perfeitamente que não foi o Jim Warren que fez isto, por isso a minha consciência está perfeitamente tranquila. E quando eu vos mostrar a minha 'Giocconda', perceberão o que quero dizer.
38 comentários:
Muitos parabéns Safira!! Já não bastava o jeitinho e apetência para a escrita, gostei de conhecer a tua faceta de pintora... Quem me dera ter um talento assim! Boa sorte para as pinceladas e os escritos.
eheheh
eu tambem copiava todas as personagens da infancia, sobretudo patos donald, patetas e afins.
tambem tenho muitos la para casa desenhados, assim como um quadro dum carro que fiz com 3 anos lololol
acho que esta ao nivel do teu desenho dos 5 anos ;) pelo menos a minha mae adora :P
quanto à tua giocconda... mostra la isso rapariga ;P
Jasmim: obrigada! Ainda bem que gostaste. Mas olha, e digo isto sem falsas modéstias, acho que qualquer pessoa pode explorar e desenvolver o seu lado artístico. Depois é uma questão de personalidade, se és mais ou menos paciente, se tens mais ou menos medo de dar uma pincelada mais arrojada, ou fazer uma mistura de cores mais forte.
Também há coisas que fiz e de que não gosto, mas guardo tudo. E sim, também vou publicar as coisas feias.
Espero ver-te por aqui mais vezes.
Beijinhos
Fausto: calma, rapaz, que isto tem de ir devagar. Estou a tentar seguir uma linha cronológica para se perceber a evolução...
Olha, deste-me a ideia para um post. Vou fazer um concurso de desenhos de criança, ou não. Podes concorrer com o Sushi. Vá, começa lá a tirar as coisas do baú, enquanto eu amaduro a ideia!
Bjs
Quere-me cá parecer que tens mesmo muito jeito para esta coisa de pintar!
Estou a ver que és uma pessoa de muitos talentos!
Por coincidência deste tema, a prenda de natal que o chefe me deu foi um conjunto de tintas e de pinceis... o problema é que eu não tenho jeito nenhum para o desenho... não sei se me vou atrever a pintar o que quer que seja...
Beijinhos
oh páh, agora estou em pulgas para ver a tua gioconda páh.....!!!!!
GIOCONDA GIOCONDA GIOCONDA!!!
Breve breve chegará o dia em que te sentirás segura para compor a tua propria paleta original. ;-)
Outra cenazita, na queres meter aqui um dicionario de sinónimos para os lerdos (como eu) que não percebem a terminologia da arte???? :D
Carracinha: é, vale-me de muito o talento até pelo estado civil que mantenho desde que nasci! ha haha ha. Adiante, adiante, que isto hoje tá para a parvoeira.
Olha, onde é que trabalhas mesmo? Não precisam de uma secretária? Com chefes que dão estojos de pintura, onde é que eu assino?? :)
Espero que te deixes tentar, vais ver que não custa nada. Dica: há umas telas pré-desenhadas que é só pintar. Se fores rica e não te importares de gastar metade do teu ordenado, podes sempre ir ao Corte Inglês, que eles têm lá umas coisas altamente. Também têm kits para pintar, que me parecem muito razoáveis. É só quereres!!! EU digo a toda a gente para soltar a fera artista dentro de si.
Vá lá, arrisca, e eu depois publico aqui! Também aceito colaborações, que eu não sou egoista.
Vanadis: Quando a vires, pulas de medo. Depois não digas que eu não avisei!!!
Atão diz lá o que é que o Tico e o Teco nã perceberam... LOL!!!
Isso de ires mostrar a tua "Gioconda" ao pessoal soa muito a pornográfico...
Ui, estou cheia de medo dessa Gioconda... ;)
Este Jim Warren também teve umas ideias que o Dali já tinha implementado, não? :)))
GIOCONDA GIOCONDA!! ah, eu depois volto aqui e digo.te o que é que o tico disse ao teco que não percebeu... ;-)
passe-partout ?? para a tela?
fase da composição de uma tela??
e é só. ;-)
Rafeiro: pá, só tu mesmo!!! :):)
Tété: Olá! E bemvinda!!Quando eu a publicar, a Monalisa, (já não digo 'mostrar' por causa do gaijo do comentário de cima) só espero que olhem mais para o fundo do que propriamente para a cara da bicha. É que mais parece um traveca, mas enfim, o Leonardo era o maior por alguma razão, né?
Vanadis: o passe partout coloca-se entre a tela e a moldura. Há alguns quadros que pedem 'mais qualquer coisa', quer para tornar o quadro maior, porque acrescenta alguns centímetros ao resultado final, quer para criar mais algum contraste (passe partout mais claro que a moldura, de cor diferente, etc.) Emoldurar uma tela também é uma responsabilidade. Tem de se escolher um bom 'emoldurador', de preferencia com bom gosto, que te possa aconselhar no processo.
A fase de composição é o que fazes antes de começar a esboçar na tela. Estás a ver as naturezas mortas? Com as jarras de flores, as peras e as maçãs, e por vezes os peixes em cima da mesa, vá-se lá saber porquê? O artista tem de compor antes de passar para a tela. Escolher a posição dos objectos, a paleta de cores, os pontos de luz, a perspectiva. Só depois de teres a coisa 'composta' passas para a tela. Isto não é obrigatório, claro. Cada um faz o que quer, mas suponho que a maior parte das pessoas se dedique a um esboço prévio. Olha, o Picasso fazia muito isso. Com cor e tudo.
Teté: sim, esqueci-me de responder à segunda parte do teu comentário. Sim, o Jim Warren aproveita muito do caminho desbravado pelos surrealistas. Depois, acho que peca pela repetição: muito quadros com cavalos a sair do mar, cavalos a descer a montanha, cavalos a voar nas nuvens... Eu gosto essencialmente das cores que ele usa. Depois, quando o motivo é muito lamechas...bem, a coisa funciona menos. As sereias a brincar com golfinhos e tudo mais...certo!
Parabéns amiga. Já te conheço há tantos anos e não fazia ideia que tinhas tanto talento. Fico feliz por ti.
Beijocas
percebi a composiçao, mas o tico não entendeu tudo do pass-partout... =(
Nomeadamente, o que é que se coloca entre a tela e a moldura? fisicamente, digo?? é um pano?? é liploss?? umas palmadas? é o que, concretamente? =) eu percebi o que é, mas não estou a visualizar enquanto objecto fisico.
Muitos parabens, tens muito jeito para as pinturas.
vais-me fazer ir procurar os desenhos de infancia la em casa.. no fim de semana trato disso e pode ser que poste um ou outro ;)
dizes que nao sabes desenhar (nao te ajeitas/whatever)... como é que alguem que pinta como tu mostras nestes 2 quadros diz que nao sabe desenhar?
Gata: obrigada, amiga. É que não vens cá a casa há muito tempo...temos de remediar isso em breve!!
Vanadis: ó mulher, já me ri aqui tanto que o Boris até saltou do colo!!! Nomeadamente, entre a tela e a moldura coloca-se o passe partout, que mais não é que um bocado de madeira pintado. Vou ver se encontro uma foto que tenha o referido dito, para exemplificar.
Bruno: obrigada. Um beijinho para ti!
Fausto: pois, mas aí é que está. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Até te vou dizer mais, a maior parte das telas que pinto são passadas a químico. Mesmo copiadinho, percebes? Não chego a desenhar nada. Salvo raras excepções, em que o desenho não é muito complicado e dá para fazer à vista. Suspeito que acabei um bocado com o mito, mas é verdade... Mas também podes ser um bom desenhador e pintares como um porco morto há três meses. São coisas diferentes. Quando pintas, no fundo dás corpo e vida ao desenho. Se pintares menos bem, até podes ter um desenho excelente do ponto de vista técnico, mas não tens grande impacto visual, ou ficas com uma tel sem alma. É todo o jogo de luz e sombra, de profundidade, de cor e movimento, que dá vida a um quadro. Pelo menos na minha opinião, isto não é uma ciência exacta...
Obrigadinho por me chamares porco morto há três meses :P
Fausto: duhhhhhh, era uma generalização!!!! No worries, tu desenhas e eu pinto. Dois génios à solta, em grande apoteose criativa. Tá melhor assim? Tou desculpada?
E o exame, correu bem?
eu acho que nao sei pintar (mas tambem acho que os meus desenhos nunca estao bem) e por isso revejo-me como um porco morto há 3 meses...
o exame podia ter corrido melhor, vou esperar para ver
ah! Tas desculpada :)
Noto aí uma certa insegurança... Bem vindo ao clube. A boa notícia é que isso passa!!!!
Vai lá buscar os teus desenhitos ao baú, vá!
Só posso ir buscar quando for para Abrantes. Quanto a passar... tem dias... se perder algum tempo a fazer as sombras e essas merdices todas nos desenhos que faço, até que fico a gostar.
Salut
celui-ci est vraiment très joli, j'adore le contraste avec le visage
quelle pacience pour arriver a peindre aussi bien...
biz
sonia
Ma petite Sonia
Merci pour ta visite!! Trop contente de te lire ici! :)
BIZ
j'le connais pas ce tableau, il y a du rattrapage à faire !!!
J'ai oublié : c'est moi Elia !!!
Ben il est Chez ma soeur, c'est normal...
Biz
aiiiiiiiiiiiiiii mio dios o que e já me ri com omporco morto há tres meses
LOOOOOl, desculpa os erros mas não consigo parar de rir, até me vieram já lágrimas aos olhos, e a imaginar o fausto com cara de sushi ofendido por lhe chamares (achou ele) porco morto há 3 meses, LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
e olha lá que até entendo um cadito de frances, o suficiente p perceber que disseste á tua amiga que estavas muito contente por ela ter passado aqui, heheheh.
ó vanadis, o Fausto qualquer dia compra uma bazuca e aponta para a margem sul e para o sul total, e ainda nos manda para o ciberspaço às duas!! Coitado do moço, anda sempre à roleta! ha ha ha
(agora se ele cá vem outra vez +e que vai ser bonito!!!)
LOOOOOOOOOL!!!! ai fausto, só tu para nos pores a rir que nem...porcos mortos há tres meses!!! LOOOOOOOOOOOOOOL
Se cá venho outra vez? Eu venho sempre :)
Já agora... eu não compro bazucas. Depois com quem é que eu ia falar e rir? :P
Com os piris da Vanadis, que juntavas ao meu gato gil!:)
O raio dos pássaros fazem muito barulho. Já tive 11 (duma vez) e aquilo era uma chinfrineira que não se podia.
LOL!!! 11? Que grande maluco! Eu tive oito, mas a gaiola abriu-se e fugiu.me tudo...
Eles, ao inicio, eram so 2 mas ganharam a estranha mania de procriar...
Enviar um comentário